Assista a duas masterclasses intensivas gratuitas onde serão partilhados conteúdos exclusivos que o ajudarão a escrever com mais impacto no mundo digital e ficção literária.
Nesta masterclass partilharei consigo conteúdos que o ajudarão a escrever mais e melhor no seu blogue, website, redes sociais ou e-mails e que poderá colocar em prática de imediato. Vamos identificar três técnicas-chave, como por exemplo, a importância de um bom título e outros temas de relevo relacionados com marketing digital.
Neste segundo e último encontro dedicado à ficção literária falaremos sobre géneros literários (especialmente do conto) e sobre os erros mais recorrentes (e como aprender a evitá-los). Abordaremos a importância dos leitores beta, da edição e da revisão como «os grandes segredos» para potenciar a leitura do seu original junto de uma editora. Falaremos ainda da importância de criar uma marca forte e credível para encantar leitores e editores .
Depois de uma mudança de carreira onde foi obrigada a parar, para avançar, Analita Alves dos Santos, vive hoje no ofício da escrita e acredita que todos têm uma história (ou várias) para contar.
A sua missão é fomentar a cultura, contribuir para a formação de novos leitores e ajudar outros escritores enquanto constrói o seu próprio caminho no mundo da escrita.
Escreve regularmente para diversas publicações como colunista, coordenou várias coletâneas.
Como ativista literária convicta faz a curadoria de um clube de leitura com encontros literários mensais onde participam regularmente escritores e outros especialistas.
É diretora da revista literária «Palavrar – Ler e escrever é resistir», que tem como objetivos entreter os leitores, dar a conhecer novas vozes literárias, promover a reflexão e o conhecimento.
Foi mentora do «1.º Concurso de Escrita Criativa Poeta António Aleixo» e dinamizadora de clubes de escrita criativa para jovens.
Em aprendizagem constante, concluiu recentemente uma Pós-Graduação em Escrita de Ficção. É certificada em Storytelling por uma das maiores autoridades mundiais – a McSill International — de quem conquistou a confiança materializada numa parceria internacional de formação na área da escrita.
Enquanto escreve, partilha os seus conhecimentos, promove o ofício da escrita e a leitura através dos seus programas de formação, alguns gratuitos, como o minicurso «Semana da Escrita – Descubra o poder das suas palavras», onde já participaram mais de 4.000 pessoas.
Licenciou-se em História pela Universidade de Lisboa, em 2001, tendo posteriormente feito uma pós-graduação em ensino, em 2003.
É professor de História desde então, no ensino básico e secundário.
Comprometeu-se com o associativismo através da Associação Cultural e Desportiva de Ferragudo, diretamente vocacionado para a área cultural e de gestão do espaço infantil.
Em 2009, ingressa na vida política e partidária, como instrumento de participar na transformação da sociedade.
Na literatura, assume desde o princípio do século a dinamização de oficinas de escrita criativa e a fundação de um clube nessa área na Biblioteca Municipal de Lagoa.
Tem publicadas histórias infantis, contos e poesias em coletâneas e uma obra historiográfica recente, além da redação de artigos em vários jornais.