escrita em dia ao vivo

A sua última segunda-feira de cada mês é preenchida com uma conversa descontraída sobre livros e escrita. Às 21h30 (horário de Portugal Continental e Madeira), estarei em direto no Instagram, Facebook e Youtube para conversarmos, partilharmos experiências e conhecimentos. 

Ferramentas para escrever mais e melhor, como fugir da procrastinação, a importância da planificação, como publicar o seu livro, vantagens e desvantagens das editoras tradicionais, editoras vanity e edições de autor, a importância da edição e da revisão, estratégias de marketing para autores, sem esquecer as sugestões literárias essenciais para o ofício da escrita. Estes são alguns dos temas base que deixo como propostas de discussão.

Inscreva-se agora para ter acesso ao PDF exclusivo com o resumo dos tópicos abordados no direto, bem como ferramentas adicionais. Aponte já na sua agenda e junte-se à conversa na segunda-feira, 25 de setembro, pelas 21h30.

Quem sou eu?

Escrevo mensalmente para diversas publicações. Diretora da revista literária «PALAVRAR – Ler e escrever é resistir», tenho dois livros infantis publicados e coordenei várias coletâneas de contos. 

Publiquei em setembro de 2023 o meu primeiro livro de não ficção intitulado «Erros de Português Nunca Mais», que tem a dupla função de incentivar o «cuidado com a Língua» e a leitura. 

Além do «ofício da escrita», ministro formações na área da escrita em diversas vertentes — escrita criativa, escrita para a web, copywritingstorytelling — tendo como base mais de dez anos de formação. 

Como reconheço a importância de escrever à mão e da planificação para os jovens escritores criei a primeira «Agenda do Escritor».

O projeto «Caminho do Livro» (que visa fomentar o surgimento de novos talentos literários em Portugal), o programa «Escrita em Ação», as mentorias de autor e o curso gratuito «Semana da Escrita» são alguns dos exemplos das formações que disponibilizo online. Antes, ministrei formação presencial em várias instituições promovendo a leitura e a escrita. Tenho ainda uma parceria internacional com a McSill Studio.

Sempre frequentei clubes de leitura e quando a pandemia se instalou decidi criar o meu próprio clube que em menos de três anos conta já mais de 5000 membros do mundo da Lusofonia, o apoio institucional do Plano Nacional de Leitura, por onde já participaram vários escritores. Também dinamizo o «Livros a Três», um podcast semanal que dá voz à importância dos livros e da escrita nas nossas vidas. 

Incentivo o «cuidado com a Língua» no dia-a-dia. Tenho o prazer da escrita. Sou ativista literária. Sou pelos livros e por tudo de bom que estes nos trazem.

analita alves dos santos

Siga-me na sua rede social preferida