Clube de Leitura Online

O clube de leitura online «Encontros Literários O Prazer da Escrita» tem como principal objetivo fomentar o convívio entre os amantes de livros, a democratização da cultura e o incentivo à leitura. 

Este clube de leitura online começou em Agosto de 2020, com a leitura de «Submissão» de Michel Houellebecq que nos proporcionou um encontro literário virtual de discussão bastante vigorosa. Com Michel Houellebecq não poderia ser de outra forma.

Próximo encontro literário

A gestão do evento e dos participantes é efetuada através do grupo fechado de Facebook «Encontros Literários O Prazer da Escrita»

Em setembro de 2020, lemos a «A Amiga Genial», de Elena Ferrante, uma obra que tem fascinado leitores um pouco por todo o mundo pela singularidade da história e voz quente de Elena Ferrante, que nos sussurra ao ouvido vivências comuns a muitos de nós.

A escolha da distopia  «A História de Uma Serva», de Margaret Atwood, surgiu quase por acaso. Já admirava a escritora mesmo antes de conhecer a sua obra literária. Foi com espanto inicial e deslumbramento progressivo que descobri a sua capacidade obsessiva de analisar retratos cruéis do mundo e construir um não admirável mundo novo, onde as mulheres são Servas, Martas, Tias, Econoesposas, Esposas, Não-Mulheres e os homens, Comandantes, Olhos, Guardiões, Não-Homens e qualquer um pode terminar dependurado, com um saco a tapar a vergonha de um rosto que não merece ser conhecido.

Numa entrevista escutara Margaret Atwood afirmar que as suas ficções poderiam acontecer, já tinha acontecido ou podiam estar, neste instante, a acontecer em qualquer lado. Fiquei assustada e, não raras vezes durante a leitura desta distopia que nos apresenta o sistema totalitário religioso da República de Gileade, onde antes existira uns Estados Unidos da América, dei por mim a pensar: isto pode mesmo acontecer!

A leitura destes livros de regimes políticos distorcidos imaginados é agora quase obrigatória. Vivemos momentos, que poderiam ter sido retirados de qualquer distopia escrita no início dos anos 80. Precisamos de nos agarrar à ficção, ler nas entrelinhas, olhar para a nossa realidade e permanecer despertos.

Entre linhas, palavras, parágrafos e páginas tantas, o tempo passou rápido e o livro proposto para leitura nos  «Encontros Literários O Prazer da Escrita»  durante o mês de outubro foi «1984», de George Orwell.

Em novembro, continuamos nas distopias com a leitura de «Admirável Mundo Novo», de Aldous Huxley. Precisamos de permanecer despertos.

A partir de dezembro de 2020, iniciámos um ciclo de leitura dedicado aos autores de Língua Portuguesa, seguido de outros ciclos, procurando sempre diversificar ao máximo as vozes literárias propostas.

 

Como participar

Adira agora ao clube e participe nos encontros mensais.

Se desejar aderir a este clube de leitura online, basta solicitar adesão aqui.

O encontro literário para discussão do livro escolhido acontece no último sábado de cada mês, das 21h30 às 22h30 (horário de Portugal Continental).

Seguindo a dinâmica dos clubes de leitura das bibliotecas municipais, o acesso ao clube e a participação nos encontros ao vivo através da plataforma ZOOM é gratuita.

O livro do mês é disponibilizado sempre que possível, em formato PDF livre.

Além da leitura, é também promovida a escrita através de uma dinâmica mensal de escrita criativa dinamizada pelo professor David Roque.

Espero dar-lhe as boas-vindas em breve.

Saudações Literárias.

Com estima,

Analita Alves dos Santos

 

Os encontros literários decorrem no último sábado de cada mês.

Analita Alves dos Santos
Analita Alves dos Santos

Organizadora e moderadora do clube de leitura online

Clube de Leitura Online