Escrever ficção é uma arte que combina criatividade, técnica e dedicação. Para quem deseja aperfeiçoar a sua escrita e desenvolver histórias envolventes, é fundamental estudar as melhores práticas e aprender com outros escritores.
Investir na formação literária é um passo indispensável para evoluir na escrita. E os livros certos oferecem competências valiosas sobre estilo, narrativa e desenvolvimento criativo, além de ferramentas práticas para evitar bloqueios e aprimorar a originalidade das suas histórias.
Sete livros essenciais para escritores de ficção:
1. A Louca da Casa, de Rosa Montero
Uma viagem entre a criação artística, a fantasia e as memórias mais íntimas da autora, entre uma biografia e uma autobiografia ficcionada.
2. Escrever — Memórias de um ofício, de Stephen King
Uma perspetiva sobre a formação de um escritor, com conselhos desde o desenvolvimento da intriga, a criação de personagens e até os hábitos do ofício e como fugir ao trabalho.
3. Manual de Sobrevivência de um Escritor — ou o pouco que sei sobre aquilo que faço, de João Tordo
Um livro sobre todo o universo de um escritor, com memórias e conselhos práticos, desde técnicas até às angústias do processo.
4. Suspensa ou a Arte da Ficção, de Patricia Highsmith
As inspirações, aprendizagens, êxitos e fracassos da longa e bem-sucedida carreira da autora, com uma chave para o seu sucesso.
5. Como se Escreve um Romance Policial, de G. K. Chesterton
O método e a crítica da escrita de romances policiais e ainda uma análise aos melhores da literatura mundial.
6. As Margens e a Escrita, de Elena Ferrante
Textos inéditos da autora sobre a escrita e o prazer de ler, conferências preparadas por ocasião das Umberto Eco Lectures e do encerramento do congresso Dante e altri classici.
7. Romancista como Vocação, de Haruki Murakami
Pensamentos do autor sobre ser romancista, o papel do romance na sociedade e ainda as suas origens de escritor e reflexões sobre outros escritores, artistas e músicos.