Há vários anos que os cafés e livrarias são reconhecidos como espaços de refúgio e inspiração para muitos leitores e também escritores. Os primeiros cafés literários sugiram em Paris, Viena e Londres, com o encontro de diferentes correntes artísticas e várias tertúlias, até informais, sobre arte.
Em Portugal, há sítios icónicos, reconhecidos pela presença de escritores, como o Martinho da Arcada, em Lisboa, marcado pela presença de Fernando Pessoa, e o Majestic Café, no Porto, onde se juntavam muitos artistas e escritores da década de 1920. J. K. Rowling também já assumiu que escreveu no icónico café da cidade Invicta: «Este foi provavelmente o café mais bonito onde já escrevi».
Agora, existem outros estilos de café, que até partilham espaço com livrarias, em várias cidades de Portugal. Imagine a sensação de comprar um livro e dar dois passos para encontrar uma mesa — rodeada de livros — para se sentar a ler…
Livraria 100ª Página, Braga
Uma livraria independente no centro da cidade de Braga, com um escondido jardim e uma livraria completa com livros de todos os géneros. No tempo que estiver na 100ª Página, vai ter a sensação de viver apenas entre livros, e ainda tem a oportunidade de desfrutar do serviço de cafetaria.
Ver esta publicação no Instagram
Uma publicação partilhada por Livraria Centésima Página (@livrariacentesimapagina)
Arquivo Livraria, Leiria
Até se torna difícil definir apenas um conceito na Arquivo Livraria, há espaço para livros, jornais, artigos de papelaria, revistas, há tertúlias, apresentações de livros, oficinas criativas, concertos. A arte preenche todos os recantos.
Livrearia, Ponte de Lima
Não, não é uma gralha de «livraria», pois, na verdade, não é uma livraria, porque… não tem funcionários nem caixa registadora. A Livrearia é um espaço com livros em segunda mão e, segundo o letreiro, custam: «dez euros para quem for excêntrico ou tiver perdido o juízo, cinco euros para o cidadão comum e gratuito para quem tiver o triste prazer de roubar sem necessidade».
O espaço é realmente «livre» para todos e pode ser o lugar ideal para ler o seu livro.
Livraria Santiago, Óbidos
O que idealiza ao pensar numa igreja? Um altar, bancos, vitrais, um lugar amplo, correto? A Livraria Santiago tem muito desses aspetos, mas ao contrário de uma igreja comum, ao entrar, vai encontrar centenas de livros. Esta livraria situa-se nas muralhas da vila, na cerca velha, e conta com livros de vários géneros.
Ver esta publicação no Instagram
Uma publicação partilhada por BookstoreSisters (@bookstoresisters_)
Livraria do Mercado, Óbidos
Com o projeto Óbidos Vila Literária, os sítios são diferentes do que esperamos. Neste caso, é um mercado onde encontra, além de produtos locais, muitos livros. Literalmente, do teto ao chão, vai sempre encontrar muitas obras.