Quem são os Outros?

Revista literária PALAVRAR

Decidi escrever o meu contributo para o editorial da terceira edição da revista literária «PALAVRAR – Ler e escrever é resistir» (da qual tenho o privilégio de ser a diretora), subordinada ao tema «Os Outros», após ler o texto da Diana Almeida, a nossa diretora executiva. Fiquei com a sensação de que nada mais tinha a acrescentar.

A Diana diz tudo. Enaltece e celebra, com as suas palavras de incentivo e de esperança, o primeiro ano de vida da PALAVRAR, o papel decisivo de cada um dos autores colaboradores (as novas vozes e as vozes literárias já consagradas) que fazem desta revista literária não um «projeto», mas uma realidade que alcança já milhares de leitores. Menciona ainda os «Outros» exteriores e os muitos «Outros» que existem dentro de nós.

É impossível pensar no conceito de «Outros» sem recordar Fernando Pessoa e os seus vários heterónimos. Fernando Pessoa e as suas personalidades literárias mais conhecidas. Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Álvaro de Campos são um bom exemplo da nossa multiplicidade criativa interior.

Não precisamos de ser poeta para manifestar esses «Outros». Os diversos papéis que assumimos na vida (o de mulher, de mãe, de profissional, de amiga, de filha, de confidente) fazem-nos transbordar e, em certas situações, descobrir estranhos em nós, principalmente quando o inesperado acontece e agimos como nunca pensaríamos ser capazes. Essa força ou estranheza, quando consciente e encarada com clareza, faz-nos sentir vivos, renovados ou, até assustados. A vida é demasiado inesperada para ser previsível.

Antes de finalizar, importa olhar para a origem e significado da palavra «outro» (já sabe como gosto do «cuidado com a Língua» e de explorar o significado das palavras).

O vocábulo «outro» tem origem no latim alter-tra-trum, «um dos dois, um ou o outro» e é um determinante e pronome indefinido que significa*: não este; diferente, mais um; seguinte; precedente; restante.

Não é este que esperava, mas outro; és tão diferente de mim; mais um que não ficará; o seguinte, que nunca será igual ao anterior; o precedente do que sonhei; o restante, aquele que ficou, o que mais interessa.

Afinal, quem são os Outros?

Os Outros, somos sempre nós.

________________

Se ainda não conhece a revista literária da comunidade dos WRITERS descubra-a agora aqui.  A PALAVRAR é uma das mais recentes revistas literárias portuguesas.

 

Partilhar
Analita Alves dos Santos

Analita Alves dos Santos

Incentiva pessoas a escrever com mais confiança e a descobrir o poder e o prazer da escrita e da leitura. Porque ler e escrever é essencial.

Mais artigos:

Vírgulas. Como Utilizar?

Preencha o formulário e receba grátis este printable.