Já reparou a quantidade de vezes que escreve no seu dia a dia? E-mails, mensagens no telemóvel, publicações nas redes sociais. Talvez até tenha um blogue ou um website corporativo, ou necessite de escrever artigos de opinião. Talvez tenha dúvidas de como se escreve um texto mais impactante.
Todos os grandes autores são grandes leitores, mas não é preciso ambicionar ser escritor para criar o hábito da escrita.
Se fizer da escrita um hábito diário as suas palavras sairão com mais fluidez, clareza e confiança, sempre que escrever por «obrigação». Na verdade, os benefícios da escrita estendem-se a todas as áreas da sua vida. A leitura e a escrita são indissociáveis, essenciais para qualquer comum mortal. Quanto mais cedo interiorizar esta verdade, melhor.
Nas próximas linhas partilharei consigo cinco boas razões para introduzir a escrita na sua rotina diária.
Melhorar a qualidade dos seus textos
A prática frequente da escrita (e da leitura) faz com que a qualidade dos seus textos melhore gradualmente, quase sem dar por isso. As palavras, as frases surgirão com mais ritmo e numa cadência natural. Terá maior facilidade em perceber o que é supérfluo. Ficará também mais atento às incongruências e aos erros frequentes.
A escrita como terapia
Escrever sobre acontecimentos significativos da sua vida traz-lhe benefícios ao nível da saúde mental, saúde física, bem-estar e do desenvolvimento pessoal.
A escrita possibilita-lhe exteriorizar momentos difíceis, vê-los «de fora», de outro ângulo. Nestas situações, escrever à mão traz benefícios adicionais. Pratique a escrita livre, deixe os seus pensamentos espelhados no papel, expresse o que não consegue resolver dentro de si, angústias, medos. Alivie as dores da alma através da escrita. Procure também escrever sobre acontecimentos positivos. Resolva o que precisa de resolver, mas também enalteça, através da escrita, as suas conquistas diárias ou desejos para o futuro.
Melhorar a sua comunicação oral
Ao escrever de forma mais clara, assertiva e sucinta, a sua comunicação oral agradece. Gradualmente, começará a compreender quais as expressões mais eficazes, mais convincentes e empáticas, além de aumentar o seu vocabulário.
Organizar os seus pensamentos
Quando escreve precisa de encadear as suas ideias para tornar a leitura mais escorreita. Essa hierarquização dos argumentos ajudará a selecionar as informações mais pertinentes, a organizar melhor o seu pensamento, a olhar para dentro. O hábito da escrita também conduz ao autoconhecimento.
Planear melhor o seu dia
Organizar as suas tarefas por escrito numa agenda ou num diário (de preferência, à mão), permite-lhe planear melhor os seus dias, aumentar a sua produtividade e consequentemente, o seu desempenho profissional.
Tenha o bom hábito de planear por escrito o seu dia de trabalho na noite anterior, com foco nas suas prioridades.
Estas são apenas algumas das razões para incluir a escrita na sua rotina diária.
Faça-o de forma lúdica ou profissional, mas não menospreze o poder da palavra escrita na sua vida.
Aproveito para convidá-lo a seguir-me no Instagram, onde todos os dias partilho sugestões literárias, dicas de escrita, curiosidades sobre a Língua Portuguesa e oportunidades de formação na área da expressão escrita.
«Escrever é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é sentir até ao último fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador.»
Clarice Lispector
Artigo publicado na Revista Pontos de Vista